APRESENTAÇÃO


Crônicas e poesias, inspirações de meu olhar sob o cotidiano, de autoria dos meus delírios confessos.

Meu olhar no reflexo da vida...

Boa leitura...

"Nada sou, senão passos nesta estrada da vida. Me banho no rio da vida, onde curo minhas intensas feridas. Eu canto a vida com muito encanto, sem medo do desencanto, eu vivo a vida e viver eu amo tanto... Sou um desencontro de acasos enganos."

"No compor do universo, sou apenas mais uma melodia, sou autoria de um compositor supremo... DEUS."

Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2014

O VERDADEIRO GUERREIRO.



O VERDADEIRO GUERREIRO.
Dedicado a Antônio Bezerra Neto.

Fala-se que toda arte traz vinculado a si mesma o aspecto de provocar questionamentos.
Conta-se a história que durante uma reunião de poetas a reunião de ditos pensadores, surgiu o questionamento das qualidades de um verdadeiro guerreiro e promoveu diversos questionamentos e teses entre os prezados poetas reunidos.

Um, defendeu de que o grande guerreiro, nada teme e enfrenta todas as batalhas de cabeça erguida.

O outro, elencou em contra resposta, de que um verdadeiro guerreiro enfrenta as batalhas, mas que a arte da vitória está, em quando tudo parece relutar para a derrota, deva-se acreditar com fé e seguir até os últimos segundos da batalha lutando. Ele lembrou de que há batalhas que pareça estar perdendo, mas os heróis apenas venceram porque acreditaram por mais um segundo a mais.

Um terceiro, ostentou de que o guerreiro, pode sofrer ataques, ter o corpo ferido, até mesmo mutilado, mas que a sua vitória não resume a conquista da guerra. Mas em como soube lidar com a derrota ou com a vitória, em como ele lidou com o aprendizado com cada instante e as lições que aprendeu com este vácuo entre a vitória e a derrota.

Peguei-me por agora a noite, pensando nestas constatações e teses. Tudo surgiu durante uma conversa que tive neste sábado com um amigo muito querido de meu coração. Ele passa por uma luta árdua com problemas de saúde.

Refletindo a vida, estas teses, tomei a liberdade de arriscar-me a escrever algo. Por todo sábado e domingo, passei refletindo, lendo, sentindo cada palavra que gostaria de enviar ao meu prezado amigo.

Hoje, estou certo, de que um guerreiro, pode trazer em ti, o cansaço da luta, pode seguir destemido lutando, mas que também, pode por algumas vezes sentir-se inseguro, abaixar um pouco a cabeça, prantear, eu chamaria este momento de “encontro consigo mesmo”. É um instante de reflexão, de conversa interior.

Ainda, penso que a maior armadura de um verdadeiro é o conhecimento. Muitas vezes nossos braços não têm mais forças para continuar as esgrima, nossas pernas já não suportam a maratona, no entanto, o que nos fortalece é a irreverência de nossa mente. Podem nos tirar tudo, mas o que esta cá dentro de nossos pensamentos, conhecimentos, ah sim, é tal como um néctar de sabedoria e maior riqueza que trazemos e ninguém pode nos tirar.

Um guerreiro certamente, se fortalece em sua conversa interior, no seu conhecimento, estou certo de que enfrenta as lutas com a ousadia de um jovem e a sabedoria dos mais velhos.
Hoje, gostaria de dizer ao meu prezado e amado amigo.

As mãos podem estar trêmulas, talvez pela luta possas trazer até mesmo algum abatimento. Mas hoje, quando conversávamos, tive a felicidade ao falarmos da arte e da cultura, sentir mesmo distante doutro lado da linha do telefone, meus olhos de poeta via seus olhos brilhando, e sabia que por dentro enquanto conversávamos, teu coração palpitava pulsante de alegria e voracidade, então, constatei por mais uma vez, estás firme, e vencerás mais esta batalha.

De todos os momentos, dos encontros e desencontros, até mesmo de nossos desentendimentos, trago de ti, primeiro a saudade de nossas tardes de confissões falando de arte, poesia e de cultura. Mas trago de ti o reconhecimento e admiração por esta tua mente irreverente, esta capacidade de raciocínio rápido, mas mais do que tudo, trago de ti a admiração  e carinho, e o agradecimento a existência por poder ter conhecido em você um “ser” amável, amigo carinhoso, e uma pessoa com capacidade incrível para conquistar as pessoas e alimentar sonhos. 

Eu, eu não tenho dúvidas de que és um grande e verdadeiro guerreiro, e não tenho dúvidas de que vencerás mais esta batalha. Pois pessoas especiais como você, meu querido amigo, são predestinadas a nos mostrar o quanto a vida vale a pena, são destinadas a fazer com que a engrenagem deste universo continue e de que o mundo seja um lugar melhor para se viver.

Por isso tudo, tenho certeza, tão logo você passe por este momento de luta os quais se encontra, ao voltares de mais esta batalha, estaremos em breve debatendo sobre arte e poesia, falando de cultura, confessaremos nossas alegrias e angústia como bons amigos durante um café ao fim da tarde de um sábado. Poremos ir até Augusta Regência contemplar as manifestações culturais, ir ao encontro das Folias de Reis, ou passearemos pelas telas de Nice. 

Mas, só não poderemos de sentarmos por um fim de tarde, tomarmos café, confessarmos nossas angustias e alegrias, compartilhar planos e projetos para a cultura, e assistirmos a um bom filme russo. Mas, peço ao amigo, da próxima vez, possas talvez me prejudicar com alguns charutos cubanos. É que este amigo seu, traz no peito o constrangimento, de sendo parte desta esquerda inquieta que se mantém sonhadora, sente-se constrangido ao ter que recorrer ao tabaco da Souza Cruz (esta empresa capitalista) para diminuir a ansiedade.

Prefiro mesmo, é um bom café ao final da tarde, estar na presença do amigo, e quiça, seria bom um filme , talvez “Guerra e Paz” que conta sobre a vida e obra de Lev Nikolayevich Tolstoi.

Por Luciano Guimarães de Freitas
Vila Velha/ES - 03 de novembro de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido (as), é uma satisfação receber seu comentário, a sua participação é a prova de que de não existe o autor senão houver a obra, e não existe a obra senão houver o público apreciador e crítico desta Obra.
Obrigado pela partipação de todos vocês.

Se desejarem enviar alguma sugestão, deixo-vos meu e-mail a disposição: lgfprodcultural@gmail.com
Minhas sinceras considerações, meu carinho e gratidão.