APRESENTAÇÃO


Crônicas e poesias, inspirações de meu olhar sob o cotidiano, de autoria dos meus delírios confessos.

Meu olhar no reflexo da vida...

Boa leitura...

"Nada sou, senão passos nesta estrada da vida. Me banho no rio da vida, onde curo minhas intensas feridas. Eu canto a vida com muito encanto, sem medo do desencanto, eu vivo a vida e viver eu amo tanto... Sou um desencontro de acasos enganos."

"No compor do universo, sou apenas mais uma melodia, sou autoria de um compositor supremo... DEUS."

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

NOSSA ESPERANÇA MARGINAL.

NOSSA ESPERANÇA MARGINAL.
Hoje faleceu mais um pouco de nossa esperança, faleceu a criatividade, sonhos, potencial, ousadia, faleceu mais um jovem. Hoje podemos dizer que mais uma estrela de nosso amanhã se apagou nas vielas de nossa sociedade, nos mundos marginalizados de nossa ignorância entregues ao descaso de nossa sociedade pelos becos da vida onde jovens são silenciados por nosso preconceito de nos compreender à todos como seres humanos.
Até quando, sociedade insana de classes sociais e oportunidades desiguais, até quando combateremos a criminalidade somente com ações militares que em nada exterminam todo este extermínio de nossa juventude? A ação militar serve sim, apenas para inibir a criminalidade, mas será que nos é tão difícil compreender que somente uma revolução da educação e da cultura poderá construir o nosso amanhã?
Ora, não são animais, cachorros ou bichos que estão caídos em valões de terra deste sistema social; tão embora estes jovens tomados pela criminalidade e entregues aos vícios, são sim, tratados como tais, animais que devem continuar sendo extintos desta sociedade.
Hoje faleceu mais um jovem, talvez para a nossa ignorância, apenas um número em nossos índices de homicídios da Região Noroeste que se equipara por município aos índices dos grandes centros urbanos. Sim, este jovem que hoje foi encontrado tomado por tiros, ainda estará presente, citado, e encontrado na relação dos índices de homicídios ao final deste mês. Mas deveria o seu nome e de tantos outros que se apagam de nossa existência, estarem na nossa reflexão, na busca por uma revolução na formação de nossos jovens, na busca por uma sociedade mais justa e mais igualitária, na busca de que as nossas estrelas do amanhã não percam o seu brilho de vida.
Sim, ele não era filho de Doutor, nem de Prefeito, nem de Vereador, nem de Juiz, nem de empresário, nem de Presidente da República. Era apenas mais um jovem, perdido na porteira do descaso social, marginalizado por nós, pois ele jamais seria aceito por nós, suas roupas sujas, o corpo magro e os olhos fundos, agora estão ali caído na terra suja pelo esgoto de nosso preconceito e manchado de sangue. Manchado de sangue humano, de um ser humano que desumanamente não teve o direito de ser “humano” como nós.
Hoje, faleceu mais uma estrela de nosso amanhã, ao olhar daqueles que ignoram, destes cegos do sistema, ao olhar deles e de nós, a sua morte significa menos um viciado na cidade, mas aos olhos de Deus, da esperança, da palavra humanidade, lágrimas gritam no olhar, tristeza corta a face de um sentimento de que poderíamos ter feito algo e não o fizemos, um sentimento de vazio onde caberia mais um jovem na nossa esperança e amor pela vida.
Por Luciano Guimarães de Freitas
Poeta, Cineclubista, Ativista Cultura.

22 de abril de 2013,Águia Branca,Espírito Santo.

3 comentários:

  1. ...Quanta sabedoria. Meus parabéns. Suas palavras fizeram sim, a diferença pra mim, e por instantes refleti as atitudes tomadas por nós e o conceito que temos a respeito das pessoas, da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. As palavras ganham vida não só na leitura, mas no diálogo de idéias e pensamentos, e o diálogo provoca ou interfere em mudanças de atitude.

      Um afetuoso abraço, muita paz para nós todos.

      Convido-te a adicionar o meu face que está no canto superior da página ao lado direito, também pode curtir a Página Olhares e Versos, onde publico constantemente.

      Excluir

Querido (as), é uma satisfação receber seu comentário, a sua participação é a prova de que de não existe o autor senão houver a obra, e não existe a obra senão houver o público apreciador e crítico desta Obra.
Obrigado pela partipação de todos vocês.

Se desejarem enviar alguma sugestão, deixo-vos meu e-mail a disposição: lgfprodcultural@gmail.com
Minhas sinceras considerações, meu carinho e gratidão.